Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Murais em Setúbal 50 - Grafitos 05 - As palavras 02

* Victor Nogueira

Alguns destes grafitos já haviam sido publicados mas agora agrupam-se n'As Palavras, sejam mensagens, sejam sentenças.




Sonha
(adro da Igreja de N. Sra da Anunciada)


Cidade Rebelde
Rua Garcia Perez (Bairro Salgado)


Mais Sol Menos Polícia
No muro da antiga EICS no troço que liga a Avenida Mariano de Carvalho à Rua da Escola Técnica


Se fugir o bicho pega, se ficar o bicho come (Provértbio)
(Baixa de Setúbal) [1]





Avenida 22 de Dezembro



artiset - Associação de Artistas de Setúbal 
Setúbal mais bonita 2011
Avenida 22 de Dezembro


Juventude CDU A tua voz ! (Coligação Democrática Unitária)
Redskins
(...)


Roubar plantas à vizinhança é como roubar Tróía a uma criança
Rua Acácio Barradas


Peço desculpa ter publicado aqui
Avenida Bento Jesus Caraça


Acorda
(...)


A vida não é corrida. Rua não tem frente
Rua Acácio Barradas


Corte com lavagem (...)
Travessa de Santa Maria



Todos diferentes, todos iguais
Rua do Moinho (Belavista)



Pior que a pobreza é a injustiça
Praceta do Montalvão (ACM - YMCA)



Quero a velha Tróia
Avenida Amália Rodrigues (EN 10- 4)


25 de Abril  - O dia da Lberdade a Revolução
Rua de Ormuz (pormenor)



Nem tudo o que é mau é realmente mau !
(Quinta do Freixo)



Olhinhos
Rua ... (Quebedo)


Maio Sábado 27 Largo da Misericórdia Concentração solidária COSA 17 anos
(Casa Okupada de Setúbal Autogestionada)
Rua Gama Braga (Bairro Salgado)


14 anos (COSA - (Casa Okupada de Setúbal Autogestionada)
Rua Gama Braga (Bairro Salgado)


Não podemos fazê-lo bonito quando a cidade é feia
Rua Gama Braga (Bairro Salgado)


Somos todos COSA (Casa Okupada de Setúbal Autogestionada)
Avenida dos Ciprestes / Avenida António Maria Portela


Tom Qero casa
Bairro Salgado


Fome
Rua Gama Braga (Bairro Salgado)






A destruição da Humanidade começa com a da Natureza


Queres proteger o Ambiente ? Então ... poupa água (...)
Rua Padre José Maria Nunes da Silva (Belavista - pormenores)


Yes We can B.O. (Barack Obama)
Rua do Moinho (Belavista - ACM / YMCA - pormenor)


Não deixes que a Pobreza se torne paisagem
Rua do Moinho (Belavista - ACM / YMCA - pormenor)


Uma Associação diferente para uma Escola
Entra e verás- Associação Estudantes Escola Superior de Ciências Empresariais
esce - ips - Pela a Arrábida
Rua Hermínia Silva (Quinta da Saboaria - pormenor)


Cuidado com o cão
(Santa Maria)


No Love No Law
Praceta do Montalvão


Que o Amor suplante o  Ódio plantado nos nossos corações
Praceta do Montalvão (pormenor - ACM / YMCA)


Cumprir Abril (Célula dos Trabalhadores Comunistas da Câmara Municipal de Setúbal)
Avenida Amália Rodrigues (EN 10 - 4 - pormenor)


This love will never be understood
Avenida Mariano de Carvalho


CDU (Coligação Democrática Unitária)
Avenida 22 de Dezembro


Liberta tua mente
Rua Hermínia Silva (Quinta da Saboaria)


Bófia
Rua Dr. António Luís Pereira de Almeida


Bairro dos Índios
Largo Alberto Mendes Fialho


Setúbal mais bonita - Crédito Agrícola
Praça Teófilo Braga (antigo Largo da Anunciada - pormenor)



Pelo sonho é que vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos?
Basta a esperança naquilo que talvez não teremos.[...] com a mesma alegria,
Chegamos? Não chegamos? [...] Somos.
Rua das Oliveiras (pormenor - versos de Sebastião da Gama)


Só amanhece o dia para o qual estamos acordados
Rua das Oliveiras 


Setúbal mais bonita (Troino)
Rua das Oliveiras 


Fuck chibos e bófia
Bairro do Montalvão


Nós pintamos dias de luta dias de glória
Avenida José Mourinho (Praia da Saúde)


Parabéns
(...)


Nem cortes nem Troika. Luta ! JCP (Juventude Comunista Portuguesa)
(...)


1805 - 2014 Era eu Bocage
Depois morri. Penduram-me ali no meio daquela Praça. 
No passado encontrámos [...] durante o presente
Rua Augusto Cardoso


Onde é que existe um rio azul igual ao meu que em certos dias tem mesmo a cor do céu (Mário Regalado)
Rua do Seixal



As galinhas não comem raposas
(....)


Fotos maioritariamente em 2017 / 2018 e algumas anteriores



VER TAMBÉM

        Murais em Setúbal 17 - Grafitos 01 - As Palavras

Série Murais e Grafitos em Setúbal




[1] Se fugir o bicho pega, se ficar o bicho come


Homem com H

(Ney Matogrosso)





Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobislomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é homem
Porque eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Menino eu sou é homem
E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobislomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é homem
Porque eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Eu sou homem com aga
E com aga sou muito homem
Se você quer duvidar
Pode ver pelo meu nome
Já estou quase namorando
Namorando prá casar
A Maria diz que eu sou
Maria diz que eu sou
Sou homem com aga
E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobislomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é homem
Porque eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Menino eu sou é homem
E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobislomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é homem
Porque eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Eu sou homem com aga
E com aga sou muito homem
Se você quer duvidar
Pode ver pelo meu nome
Já estou quase namorando
Namorando prá casar
A Maria diz que eu sou
Maria diz que eu sou
Sou homem com aga
E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobislomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é homem
Porque eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Menino eu sou é homem
E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobislomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é homem
Porque eu sou é homem
Menino eu sou é homem
Menino eu sou é homem 


Sem comentários: