Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Em Santo Amaro de Oeiras

* Victor Nogueira

Santo Amaro de Oeiras é essencialmente uma zona residencial da burguesia a sudeste da vila de Oeiras, com uma praia que se localiza entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Julião da Maia, com um areal de 700 m, atravessado pelo Passeio Marítimo. De ruas estreitas e arborizadas ladeadas de vivendas mais ou menos imponentes, como se fosse um mostruário de vários estilos e riscos arquitectónicos. Algumas poucas vivendas estão arruinadas e algumas outras com obras de reconstrução.

A Capela de N. Sra da Conceição e de Santo Amaro,duma só nave, que se situa num pequeno espaço ajardinado, é um templo deveras antigo, anterior ao reinado de D. Manuel I, erguido pela Irmandade da Conceição. Muito danificado pelo terramoto de 1755, foi reconstruído e remodelada no Século XVIII.




Monumento ao Dr. José Joaquim de Almeida, benemériro da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras



Cruzeiro








Capela de N. Sra da Conceição e Santo Amaro














Casa onde viveu o escritor Aquilino Ribeiro























































fotos em 2017.10.11

Sem comentários: