Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Miradouros 06 - Parque Verde da Belavista

* Victor Nogueira

A leste da várzea o outeiro onde se situa a Ermida ou Capela de Santo António no Parque Verde da Belavista deve ser o ponto de maior altitude, constituindo um miradouro natural. Pela encosta e por entre os pinheiros mansos entreveem-se  o estuário do Sado, a Serra da Arrábida, a Península de Tróia a cidade e, a nascente, as povoações rurais como Poço de Mouro, Estefanilha e Praias do Sado ou Faralhão e Santo Ovídio.

Já visitáramos o parque verde da belavista num outro Verão, o de 2014, mas desta feita o objectivo nao era primordialmente fotografar para a Série Jardins mas sim para a Série Miradouros. A tarde estava fresca e lá no cimo, junto à Ermida, o vento soprava de rajada com intensidade intermitente, dificultando o caminhar. Na zona de maior altitude, a nascente, a relva estava seca, ao contrário da verdura na zona mais baixa, a poente. Poucas pessoas deambulavam pelas aleas, algumas com crianças subiam até ao miradouro, outras praticavam jogging, sós ou aos pares  Os bancos por onde passei nenhuma pessoa tinha neles assento ou estada, preferindo a zona mais baixa..

Todo este espaço foi profundamente alterado e "regularizado", para dar lugar desde 2003 ao Parque Verde, um vasto e agradável espaço de lazer, incluindo variado equipamento desportivo. Outrora vínhamos para aqui muitas vezes, serpenteando por entre pequenas ravinas, o R4 debaixo da frondosa sombra dum pinheiro manso, as crianças brincando enquanto não chegava a hora de picnicar, almoço ou lanche. Depois passei a vir só, lendo o jornal ou algum livro aos fins de semana, sendo os outros espaços para o mesmo efeito o paredão das Fontaínhas, antes da ampliação do Porto de Setúbal, o Largo José Afonso, o cimo das Escarpas de S. Nicolau, a Doca dos Pescadores ou a Serra  da Arrábida.



A Ermida de Santo António





Em 1º plano o Bairro das Palmeiras e a Estação Elevatória da Bela vista. Ao fundo, a Serra da Arrábida


A Serra da Arrábida


A Central Termo-Eléctrica, nas Praias do Sado


A Serra e o Estuário





A Ermida e  Miradouro, lá no cimo







A povoação das Manteigadas


Porto fluvial


A caldeira de Troia (complexo arqueológico romano)



A Cachofarra, que tinha um apeadeiro ferroviário e onde se situava a praia dos pobres, mesmo depois das indústrias poluírem o Rio Sado, poluição que hoje foi praticamente erradicada




paisagem para nascente


paisagem para poente; ao fundo a Serra da Arrábida



O Estuário, os guindastes do porto e a Serra


A Serra e a Estação Elevatória da Belavista







A Ermida




A torre onde moro mas não estou à varanda. Lá no cimo da Serra do Louro, o Castelo de Palmela e os Moinhos da Burrica (Centro de Moinhos Vivo)


O Bairro Azul ou do Forte da Belvista







vistas para norte








fotos em 2017.08.08








A Ermida e o Estuário vistos da Avenida Belo Horizonte

fotos em 2017.08.09



Google Earth

OUTROS MIRADOUROS

Sem comentários: