Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Azulejaria civil em Setúbal 09 - edifício arte nova no Bairro Salgado

* Victor Nogueira

No cada vez mais descaracterizado Bairro Salgado, com muitos edifícios devolutos e à espera de comprador e camartelo, existem ainda alguns que mostram o fausto de outrora. A vivenda arte nova na Rua Garcia Perez, 24/26 sede duma organização sindical, é uma excepção numa cidade onde a preservação da identidade e da memória nem sempre são preocupação de quem nela vive ou detém o poder. O entardecer, com a projecção alongada das sombras, condiciona a quaidade dos registos fotográficos. Mas como o óptimo é inimigo do bom .. Os azulejos da fachada são de Francisco Gonçalves de Freiras e foram executados rm 1915, ano da presumível construção deste edifício já centenário.














fotos em 2017.08.14


Google Earth


OUTROS EDIFÍCIOS COM PAINÉIS DE AZULEJOS EM SETÚBAL

Sem comentários: