Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Ao longe, o Castelo de Palmela

* Victor Nogueira

Mais outrora que hoje em dia (tapado por "muros" de  "arranha-céuzinhos") o Castelo  de Palmela, lá no cimo da Serra do Louro, era visível de inúmeros pontos da cidade de Setúbal tal como, em certa medida, a Serra da Arrábida, a Península de Troia ou o Estuário do Rio Sado. Todos eles conrituíam uma  "marca"  distintiva da villa de Setúbal em cidade transformada.



foto victor nogueira . Serra do Louro,com as muralhas da vila e o castelo de Palmela vistos do miradouro do Parque Verde da Belavista, em Setúbal. - Palmela foi  a  Casa-Mãe da poderosa e terratenente Ordem Militar de Santiago (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Santiago) , posteriormente sedeada em Alcácer do Sal, Na foto, à esquerda, uma das torres da muralha medieval, o Convento, actualmente Pousada, e a Igreja de Santiago.  À direita a Torre de menagem do castelo, do cimo da qual se avistam largas terras em redor, incluindo Lisboa e Setúbal, Mais abaixo, à direita, os moinhos de vento que do Centro de Moinhos Vivos.

IInicialmente erguida no cimo  dum monte, na Pré-história ou na Idade Média, a povoação acabou por transferir-se para o sopé do mesmo, quer devido ao fim da "reconquista" cristã.aos mouros, quer pelo desenvolvimento das armas, designadamente da artilharia, após os séculos XVI / XVII, como também sucedeu em Sesimbra, Monsaraz, Monsanto. Montemor-o-Novo, Montemor-o-Velho, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Arraiolos, Lamego, Marvão, Bragança, Covilhã, Santa Maria da Feira, Ourém  ..,de entre as muitas terras de Portugal por onde deambulei.




O castelo de Palmela visto do Forte de S. Filipe, em Setúbal




O Castelo de Palmela visto duma das varandas da casa onde moro, em Setúbal


sobre PALMELA E O SEU CASTELO ver
·     * em Palmela
·     ª por Palmela em 2000

Sem comentários: