Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Águas em Setúbal e Azeitão - 02 - a toponímia

* Victor Nogueira

ÁGUAS (Rua das) – Começa na Avenida Avelar Brotero e finda junto ao nº 110 da Estrada dos Ciprestes (Bairro da Azeda de Baixo), Freguesia de Santa Maria da Graça.
ARCA D’ÁGUA – Situa-se à Estrada das Machadas - São Paulo, Freguesia de São Julião.


ARCO DA RIBEIRA – Começa junto ao nº 272 da Avenida Luísa Todi e finda no Largo Francisco Soveral (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião.
ARCOS (Estrada dos) – Começa na Rua Mariana Serpa Pimentel e finda na Estrada Nacional 379 (Aldeia da Piedade/Azeitão), Freguesia de São Lourenço.
ARCOS (Praceta dos) – Situa-se entre a Rua Jorge de Sousa e a Rua Mariano Coelho (Arcos/Algodeia), Freguesia de São Julião.
ARCOS (Rua dos) – Começa na Rua Jorge de Sousa e finda na Praça Tratado de Roma (Arcos/Rio da Figueira), Freguesia de São Julião.
CHAFARIZ (Beco do) – Tem entrada pela Rua Teodósio Rodrigues de Faria (Quinta do Hilário), Freguesia de São Julião.


CHAFARIZ (Largo do) – Situa-se entre a Rua de Setúbal, Rua da Cruz, Rua Miguel Bombarda e a Rua do Olivalinho (Vendas de Azeitão), Freguesia de São Simão.


DR. FRANCISCO SOVERAL (Largo) – Antigo Largo da Ribeira Velha. Situa-se entre o Arco da Ribeira, Rua Diário Setubalense, Rua Serpa Pinto, Rua dos Correeiros, Rua José António Januário da Silva e a Travessa de São Cristóvão (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião.
FONTAINHAS (Beco das) – Tem entrada pela Rua das Barrocas (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.


FONTAINHAS (Ladeira das) – Começa na Rua das Fontainhas e finda na Rua do Forte (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.
FONTAINHAS (Rua das) – Começa na confluência da Estrada da Graça com a Rua Camilo Castelo Branco e finda na Ladeira das Fontainhas (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.
FONTE (Largo da) – Situa-se na Rua de Castanhos (Castanhos/Azeitão), Freguesia de São Simão.
FONTE (Rua da) – Começa na Rua do Pinhal e finda na Rua da Jardia (Brejoeira/Azeitão), Freguesia de São Lourenço.
FONTE DA TALHA (Praceta da) – Situa-se entre a Estrada de Palmela, Rua Mário de Carvalho e Rua Maestro Idalino Cabecinha (Quinta Fonte da Talha), Freguesia de São Julião.
FONTE DA TALHA (Quinta) – Situa-se a poente do fim da Avenida Dr. António Rodrigues Manito, Freguesia de São Julião.
FONTE DA TALHA (Rua da) – Tem entrada pela Rua Maestro Idalino Cabecinha (Quinta Fonte da Talha), Freguesia de São Julião.
FONTE DE NEGREIROS (Praceta) – Tem entrada pela Rua Fonte de Negreiros (Pinhal de Negreiros/Azeitão), Freguesia de São Lourenço.
FONTE DE NEGREIROS (Rua) – Começa em beco e finda junto à Estrada Nacional 10 (Pinhal de Negreiros/Azeitão), Freguesia de São Lourenço.
FONTE DO LAVRA (Azinhaga) – Começa em terrenos inominados e finda na Rua Fonte do Lavra (Bairro Santos Nicolau/Bairro Fonte do Lavra), Freguesia de São Sebastião.
FONTE DO LAVRA (Rua) – Começa junto à Rua Dom José Guimarães e Torres e finda na Rua Professor Augusto Gomes (Bairro Santos Nicolau/Bairro Fonte do Lavra), Freguesia de São Sebastião.
FONTE DO PEREIRO (Rua) – Começa em terrenos inominados e finda na Rua de Castanhos (Castanhos/Azeitão), Freguesia de São Simão.
FONTE FRESCA (Rua da) – Começa junto à Avenida Joaquim Campos e finda junto à Avenida Soeiro Pereira Gomes (Quinta de Santo António), Freguesia de São Sebastião.


MACHADO DOS SANTOS (Praça) – “ Antigo Largo da Fonte Nova “ - Situa-se entre a Rua Vasco da Gama, Travessa Marquês de Pombal, Rua de Fran Paxeco, Rua João Eloy do Amaral, Rua José Adelino dos Santos, Rua da Brasileira, Rua Paulino de Oliveira, Rua Deputado Henrique Cardoso e Rua Ladislau Parreira (Bairro Troino/Fonte Nova), Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.
POÇO (Rua do) – Começa na Rua 25 de Abril e finda em terrenos inominados (Vendas de Azeitão), Freguesia de São Simão.


POÇO (Travessa do) – Começa na Rua João Soveral e finda na Rua Vasco da Gama (Bairro Troino/Fonte Nova), Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.


POÇO DAS FONTAINHAS (Rua do) – Começa no Beco das Barrocas e finda no Terreiro do Forte (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.


POÇO DAS FONTAINHAS (Travessa do) – Começa na Rua das Fontainhas e finda na Rua Poço das Fontainhas (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.


POÇO DO CONCELHO (Largo do) – Situa-se entre a Rua Antão Girão, Rua Luís Sardinha, Travessa Poço do Concelho, Travessa do Corpo Santo e a Rua Chanceler Jorge Cabedo (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.


POÇO DO CONCELHO (Travessa do) – Começa no Largo do Corpo Santo e finda no Largo Poço do Concelho (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
POÇO MOURO (Rua do) - Começa na confluência da Rua do Alto da Guerra com a Rua da Terceira Idade e finda junto à Rua José Guilherme dos Santos (Poço Mouro), Freguesia de Gâmbia Pontes e Alto da Guerra.


PRAIA (Beco da) – Começa na Rua das Fontainhas e finda na Rua Poço das Fontainhas (Bairro das Fontainhas), Freguesia de São Sebastião.
PRAIA DA FIGUEIRINHA (Rua) - Começa na Rua da Matosa e finda na Rua dos Vitoriosos (Galeotas/Azeitão), Freguesia de São Simão.
PRAIA DA SAÚDE (Rua) – Começa na Rua Trabalhadores do Mar e finda na Rua da Saúde (Zona Ribeirinha), Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.
PRAIA DE GALAPOS (Rua) – Começa na Rua Praia dos Coelhos e finda na Rua do Pombal (Galeotas/Azeitão), Freguesia de São Simão.
PRAIA DOS COELHOS (Rua) – Começa na Rua Praia da Figueirinha e finda na Rua do Pombal (Galeotas/Azeitão), Freguesia de São Simão.
RIBEIRA (Beco da) – Tem entrada junto ao nº 1 do Largo Dr. Francisco Soveral (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião.
RIO AZUL (Rua do) – Começa na Rua do Rio Sado e finda na Rua da Escola de Brejo Clérigo (Vale de Choupo/Azeitão), Freguesia de São Simão.
RIO DA FIGUEIRA – Denominação de local onde atualmente se situa a Praça do Tratado de Roma, Freguesia de São Julião.
RIO DA FIGUEIRA (Escadinhas do) – Começa junto ao nº 71 da Estrada de Palmela e finda na Estrada das Machadas (Bairro Dias Ferrão), Freguesia de São Julião.
RIO SADO (Rua do) – Começa em rotunda e finda na Avenida do Rio Tejo (Parque Industrial Sapec Bay), Freguesia do Sado.
RIO SADO (Rua do) – Começa na Travessa do Choupal e finda na Rua dos Cometas (Vale de Choupo/Azeitão), Freguesia de São Simão. RIO SADO (Rua do) – Começa em rotunda e finda na Avenida do Rio Tejo (Parque Industrial Sapec Bay), Freguesia do Sado.

SADO (Rua do) – Tem entrada pela Rua dos Alfaiates (C.H.E. Bem Vinda Liberdade/Praias do Sado), Freguesia do Sado.
SADO (Travessa do) – Começa na Rua da Saúde e finda na Rua Amália Rodrigues (Zona Ribeirinha/Quinta da Saboaria), Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.

FONTE: ROTEIRO DE SETÚBAL . DEPARTAMENTO DE URBANISMO / DIVISÃO DE GESTÃO URBANISTICA / SECTOR DE TOPONIMIA

Sem comentários: