Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - o Baluarte de N. Sra da Conceição ou do Cais

*  Victor Nogueira

Foi este o primeiro baluarte ribeirinho a ser construído, assente numa ínsula. obra iniciada na sequência da restauração da independência de 1640, no quadro da estratégia de defesa da costa contra a ameaça da coroa espanhola. O Baluarte de Nossa Senhora da Conceição - a principal estrutura defensiva de Setúbal.- era também conhecido por Baluarte do Cais, pois na sua muralha nascente, no Cais das Fontainhas, acostavam embarcações, sobretudo de natureza comercial. Quando da sua edificação possuía bombardeiras abertas na própria muralha, onde se encaixavam as peças de artilharia.



Em 1696 foi adaptado a aquartelamento militar, desactivando-se as estruturas de vigia adossadas à muralha e as bombardeiras, preenchidas por blocos irregulares de calcarenito miocénico.  

O sismo de 1755 provocou nele grandes danos, obrigando à sua reconstrução e profunda remodelação. No século XX nele estava aquartelado o Regimento de Infantaria 11, até à sua desactivação. Após anos de abandono, sofreu profundas obras de remodelação e beneficiação, albergando presentemente a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, para além duma Galeria Municipal de Exposições e vários estabelecimentos comerciais.

FONTE: Intervenção arqueológica no Baluarte de n. S.ª da Conceição (Baluarte do Cais) in http://maeds.amrs.pt/baluarte_nsconceicao.html
Quartel do Baluarte de Nossa Senhora da Conceição in http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=25035






fotos em 2017.05.01













Doca das Fontaínhas


Igreja de S. Sebastião








Vista pata o Postigo do Cais (muralha medieval)


Vista da Praça de Armas

fotos em 2013.07.01


Exposição de João Abel  Manta 

foto 2015.08.08


Baluarte do Cais, assinalada por círculo, em planta da Praça e Vila de Setúbal, levantada em 1805 por Maximiano José da Serra, Coronel do Real Corpo de Engenheiros, desenhada por Caetano José Vaz Parreiras, 2º Tenente do mesmo Corpo, e publicada em 1820. Gabinete dos Estudos Arqueológicos de Engenharia Militar (in Quintas, 2003)

fotos em 2017.05.25

Continua em 

Muralhas de Setúbal - Baluarte de N. Sra da Conceição ou do Cais 02

Sem comentários: