Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Muralhas de Setúbal - Baluarte de S. Francisco

* Victor Nogueira


Encontrar este Baluarte de S. Francisco cotejando o Google Maps e Cartas da Vila de Setúbal foi obra, tanto mais quanto na Reboreda há alguns quarteirões com traçado simlar ao de um baluarte.  Contudo e posteriormente em BALUARTE DE S. FRANCISCO (À SABOARIA) - SÉCULO XIX  (http://digitarq.adstb.dgarq.gov.pt/details?id=1334302) as minhas dúvidas ficaram definitivamente sanadas.


Planta da Vila de Setúbal feita em 1810 (pormenor) - Convento de S Feancisco e Baluartes de S. Francisco (D), de Santo Amaro (E) e S. Brás (C)




Na Rua Amália Rodrigues, isto será o que resta do Baluarte de S. Francisco, ns Quinta da Saboaria



Forte de S Filipe, Convento de S Francisco e Baluartes de Santo Amaro e N. Sra da Saúde 





Baluarte de S. Francisco (Quinta da Saboaria)



Convento de S. Ftancisco



Google Earth




Sem comentários: