Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Muralha medieval de Setúbal na toponímia

* Victor Nogueira





Planta da Vila de Setúbal em 1810 (pormenor) - muralha medieval

Portas e postigos da muralha medieval


A muralha tinha as seguintes portas e postigos, abertos em diferentes momentos da sua existência (começando pela face Oeste e prosseguindo pelas faces Norte, Leste e Sul):


Face Oeste

Porta Nova
Corresponde à ligação da Rua Augusto Cardoso com a Avenida 22 de Dezembro. Também conhecida como Porta de Troino

Face Norte

Postigo de Santa Catarina
Corresponde à ligação da Travessa de Santa Catarina com a Avenida 5 de Outubro

Postigo do Sapal, chamado o Buraco d'Água
Corresponde à ligação da Rua Tenente Valadim com a Avenida 5 de Outubro

Porta da Erva ou de Évora
Corresponde à ligação da Avenida 5 de Outubro com o Largo de Nossa Senhora da Conceição, no local onde se situa a Capela de Nossa Senhora da Conceição

Postigo de Santo António
Para identificar, certamente na rua que dá ligação à Capela de Santo António.

Face Leste

Porta dos Padres da Companhia
Para identificar




in PT-ADSTB-PSS-APAC-J-0387_m0010_derivada. (pormenor - Planta de 1833) -  PSS/APAC Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho 1550/1912 Secção J  Defesa 1801/1903


Postigo dos Apóstolos
Situar-se-ia no nº 3 da Praça do Quebedo ligando ao Largo do Poço do Concelho (Palácio dos Cabedos)



Porta de S. Sebastião e Postigo da Moura Encantada (Porta do Sol) in PT-ADSTB-PSS-APAC-J-0387_m0010_derivada. (pormenor - Planta de 1833) -  PSS/APAC Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho 1550/1912 SecçãoJ  Defesa 1801/1903

Porta de S. Sebastião
Ainda hoje existente, na ligação da Rua Arronches Junqueiro com o Largo dos Defensores da República. Foi mandada edificar por D. João III




Porta do Sol ou da Moura Encantada
Ainda hoje existente


Face Sul


Postigo do Cais
Ainda hoje existe um arco de abóbada, na ligação da Travessa do Postigo do Cais com a Avenida Luísa Todi, em frente ao antigo quartel do Regimento de Infantaria 11


Postigo do Carvão
Corresponde à ligação da Rua Dr. António Joaquim Granjo com a Avenida Luísa Todi. Inicialmente denominado postigo do Ouvidor. Também foi conhecido como postigo de S. José.





Postigo de João Galo
Ainda hoje existente, na ligação da Rua dos Mareantes (antiga Rua de João Galo) com a Avenida Luísa Todi


Postigo da Alfândega
Corresponde à ligação da Rua da Alfândega com a Avenida Luísa Todi



Postigo de Frei Gaspar
Corresponde à ligação da Travessa de Frei Gaspar com a Avenida Luísa Todi. Foi derrubado em 1871


Postigo da Pedra
Corresponde à ligação da Travessa do Postigo da Pedra com a Avenida Luísa Todi. Foi demolido em 1871


Postigo de São Cristóvão
Corresponde à ligação da Rua de São Cristóvão com a Avenida Luísa Todi



Postigo da Ribeira
Na ligação da Avenida Luísa Todi ao Largo Dr. Francisco de Soveral, anteriormente, Largo da Ribeira Velha


Postigo das Lobas
Corresponde à ligação da Travessa das Lobas com a Avenida Luísa Todi


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A maioria dos nomes são evidentes. Alguns outros, não. Quem eram Frei Gaspar ou as Lobas, o Ouvidor ou João Galo ? A maioria das portas e postigos foram demolidos com os panos de muralha em que tinham sido abertos e nalguns casos já nem o nome actual é memória do de antanho.

ALFÂNDEGA (Rua da) ligação com a Avenida Luísa Todi    (Postigo da Alfândega)
APÓSTOLOS (Travessa dos) – Começa na Rua Francisco Augusto Flamengo e finda na Rua de Santa Maria (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (Postigo dos Apóstolos)
ARRONCHES JUNQUEIRO (Rua) – /Antiga Rua deS. Sebastião) Começa no Largo Defensores da República e finda no Largo da Misericórdia (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (Porta de S. Sebastião)
AUGUSTO CARDOSO (Rua) – (Antiga Rua dos Sapateiros) - Começa na Praça de Bocage e finda na Avenida 22 de Dezembro (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião.  (Porta Nova ou do Troino)
BOCAGE (Praça de) – (antiga Praça do Sapal) Situa-se entre os nºs 308 e 316 da Avenida Luísa Todi, nela convergem a Rua Serpa Pinto, Rua do Romeu, Rua Luís Camões, Rua Marquesa do Faial, Rua dos Almocreves, Rua Tenente Valadim, Travessa do Sapalinho, Rua de Bocage e Rua Augusto Cardoso (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião. 
DR. ANTÓNIO JOAQUIM GRANJO (Rua) – Começa junto ao nº 156 da Avenida Luísa Todi e finda no Largo de Santa Maria (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (Postigo do Carvão, do Ouvidor ou de S. José)
DR. FRANCISCO SOVERAL (Largo) – (anteriormente, Largo da Ribeira Velha) . Situa-se entre o Arco da Ribeira, Rua Diário Setubalense, Rua Serpa Pinto, Rua dos Correeiros, Rua José António Januário da Silva e a Travessa de São Cristóvão (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião. (Postigo da Ribeira)
FREI GASPAR (Travessa) – Começa junto ao nº 202 da Avenida Luísa Todi e finda no Largo da Misericórdia (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (Postigo de Frei Gaspar)
JOÃO GALO (Travessa) – Começa na Rua dos Mareantes e finda na Rua da Velha Alfandega (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
LOBAS (Beco das) – Tem entrada pela Travessa das Lobas (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião.
LOBAS (Travessa das) – Começa Junto ao nº 344 da Avenida Luísa Todi e finda na Rua Augusto Cardoso (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião. (Postigo das Lobas)
MAREANTES (Rua dos) – (antiga Rua de João Galo) Começa junto ao nº 184 da Avenida Luísa Todi e finda na Rua Arronches Junqueiro (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça(Postigo de João Galo)
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (Largo) , corresponde à ligação da Avenida 5 de Outubro com o, no local onde se situa a Capela de Nossa Senhora da Conceição (Porta da Erva ou de Évora)
POÇO DO CONCELHO (Largo do) – Situa-se entre a Rua Antão Girão, Rua Luís Sardinha, Travessa Poço do Concelho, Travessa do Corpo Santo e a Rua Chanceler Jorge Cabedo (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (Postigo dos Apóstolos ?)
POÇO DO CONCELHO (Travessa do) – Começa no Largo do Corpo Santo e finda no Largo Poço do Concelho (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
PORTA DO SOL (Ladeira da) – Começa na Travessa da Porta do Sol e finda junto ao nº 21 da Rua Arronches Junqueiro (Centro Histórico/Miradouro), Freguesia de Santa Maria da Graça.  (Porta do Sol ou da Moura Encantada)
PORTA DO SOL (Travessa) – Começa junto ao nº 98 da Avenida Luísa Todi e finda no Largo Defensores da Republica (Centro Histórico/Miradouro), Freguesia de Santa Maria da Graça (Porta do Sol ou da Moura Encantada)
POSTIGO DO CAES (Travessa do) – Começa junto ao nº 124 da Avenida Luísa Todi e finda na Travessa Francisco Pereira (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
POSTIGO DA PEDRA (Travessa do) – Começa junto ao nº 212 da Avenida Luísa Todi e finda na Rua Álvaro Castelões (Centro Histórico/Baixa), os números ímpares pertencem à Freguesia de São Julião e os números pares pertencem à Freguesia de Santa Maria da Graça
QUEBEDO (Praça do) – Situa-se entre a via-férrea “ Apeadeiro “, Rua de Santa Maria, Avenida Cinco de Outubro e a Avenida Manuel Maria Portela (Quebedo), Freguesia de Santa Maria da Graça.
(Postigo dos Apóstolos ?)
RIBEIRA (Beco da) – Tem entrada junto ao nº 1 do Largo Dr. Francisco Soveral (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião
SANTA CATARINA (Rua de) – Começa na Rua Detraz da Guarda e finda na Avenida de Cinco de Outubro (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião. (Postigo de Santa Catarina)
SANTO ANTÓNIO (Largo de) – Situa-se entre o Terreiro de Santo António, Travessa de Santo António e os nºs 33 e 35 da Avenida Cinco de Outubro (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (Postigo de Santo António)
SANTO ANTÓNIO (Terreiro de) – Situa-se entre a Rua Major Afonso Pala, Travessa do Garim e o Largo de Santo António (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
SANTO ANTÓNIO (Travessa de) – Começa na Rua Major Afonso Pala e finda no Largo de Santo António (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
SANTA MARIA (Largo de) – Situa-se entre a Rua Dr. António Joaquim Granjo, Rua Pereira Cão, Travessa de Santa Maria, Rua Luís Sardinha e o Largo do Corpo Santo (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
SANTA MARIA (Rua de) – Começa no Largo Joaquim António de Aguiar e finda na Praça do Quebedo (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (antiga Ladeira de S. Sebastião)
SANTA MARIA (Terreiro de) – Começa na Rua de Santa Maria e finda no Largo de Santa Maria (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
SANTA MARIA (Travessa de) – Começa no Largo de Santa Maria e finda na Rua Antão Girão (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
SÃO CRISTÓVÃO (Rua de) – Começa junto ao nº 234 da Avenida Luísa Todi e finda na Rua Dr. Paula Borba (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião. (Postigo de S. Cristóvão)
SÃO CRISTÓVÃO (Travessa de) – Começa na Rua de São Cristóvão e finda no Largo Dr. Francisco Soveral (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião
SÃO JOSÉ (Travessa de) - Começa junto ao nº 55 da Rua Dr. António Joaquim Granjo e finda junto ao nº 46 da Rua Pereira Cão (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça.
SAPALINHO (Largo do) - Situa-se entre a Travessa do Sapalinho, Travessa do Carmelo, Travessa dos Dançantes e a Travessa do Pasteleiro (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião. SAPALINHO (Travessa do) - Começa na confluência da Praça de Bocage com a Rua Tenente Valadim e finda no Largo do Sapalinho (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião.
TENENTE VALADIM (Rua) - Começa na Praça de Bocage e finda junto ao nº 91 da Avenida Cinco de Outubro (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de São Julião. (Postigo do Sapal ou do Buraco de Água)
VELHA ALFANDEGA (Rua da) - Começa junto ao nº 188 da Avenida Luísa Todi e finda no Largo da Misericórdia (Centro Histórico/Baixa), Freguesia de Santa Maria da Graça. (Postigo da Alfândega)

1 comentário:

Vitor José disse...

Bom Dia a localização do Baluarte de S. Francisco não está correta.
É muito mais dentro da cidade junto à rua que vai para o convento de S. Francisco, na parte ainda da baixa pode-se lá ver uma parede sul do baluarte e até tem uma escada. A parede Oeste também existe mas está dentro de quintais, se der a volta ao quarteirão entra num beco e pode ver.

O Forte de Estrela ficava mais a oeste do que refere era na zona por cima da praça de touros.
O forte da pedra Furada esteve só projetado, era mais a oeste também, na zona de Santos Nicolau até aos moínhos.
cumpr.