Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Setúbal: fim de dia em Vanicelos

* Victor Nogueira


Neste aprazível Espaço Verde foi uma vez mais a festa de aniversário do Francisco. Por ele vagueavam pessoas, brincavam crianças, jogava-se à bola ou passeava-se de bicicleta.

De acordo com o siye do Município de Setúbal, "O Parque Urbano de Vanicelos resulta de uma proposta de ocupação com zona verde de espaços sobrantes de operações de loteamento.

Situado na freguesia de São Julião, ocupa uma área de 63.176 metros quadrados e está inserido entre a Estrada da Baixa de Palmela, o remanescente da ocupação urbana ao longo da Avenida Rodrigues Manito e delimitado a Norte e Sul respetivamente pela zona das Amoreiras e o Bairro da Urbisado.

Pretendeu-se assim, além de controlar a expansão urbana, contribuir para a manutenção de solos com capacidade de absorção de águas pluviais e proporcionar espaços de lazer e recreativos aos habitantes desta zona da cidade.

A estrutura do parque foi fortemente condicionada pelos elementos construídos preexistentes – regadeiras, poços e tanques – estabelecendo as primeiras os eixos mais importantes, com direções Norte/Sul e Este/Oeste.

Foram instalados também diversos equipamentos que permitem reforçar as funções “naturais” do espaço: como zona de “estar” (estadias junto aos poços, anfiteatro, etc.), como zona de recreio (pista de skate, etc.), como zona desportiva, nomeadamente campos de ténis. (in http://www.mun-setubal.pt/pt/pagina/espacos-verdes/58)





































fotos em 2017.04.17

Sem comentários: