Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 1 de janeiro de 2017

Christmas & Vila do Conde by night 05

* Victor Nogueira
(texto e fotos)


Em Vila do Conde o fim de tarde é gélido, as ruas quase desertas de transeuntes e automóveis, as luzes natalícias nalguns locais intervalados pela quase escuridão, o silêncio quebrado apenas pelos meus passos na calçada e pelo suave rolar dos pneumáticos no  empedrado das ruas, o som dos ensaios musicais para a passagem do ano na enorme tenda defronte da nau quinhentista e que junto dela são um som agreste e de batida sincopada, a esmagadora maioria dos restaurantes encerrados. È o último dia de 2016  e os corrimãos metálicos em que me apoio aqui e a ali "queimam" na sua frialdade gélida. Falta apenas nevar mas isso não sucederá pois apesar de tudo a temperatura  ronda os 7º C. 

Capela do Socorro




Rio Ave e Praça D. João II



Cais das Lavandeiras


alfândega régia


nau quinhentista



pavilhão para a passagem de ano


Restaurante Alfândega


monumento à rendillheira de bilros (pormenor)


Praça da República













Avenida José Régio



Rua 25 de Abril e Largo de S. João








Praça José Régio







Passagem pedonal entre a Praça Jose Régio e o Largo de S. Roque








Loja das Curtas (Metragens)




Rua do Fraga





Cais das Lavandeiras







nau quinhentista


Capela do Socorro





Rua Dr. João Canavarro



fotos em 2016.12.31

Sem comentários: