Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 5 de novembro de 2016

voando sobre um campo de milho

* Victor Nogueira

Já descobri qual a duração dum vídeo que não ultrapasse os 100 Mb para poder publicá-los no Blogger. Como ainda não sei editar vídeos, apenas posso publicar os que não excedam aquele tamanho, nem posso seleccionar e aproveitar as melhores cenas de vários  Tentar fotografar ou filmar o voo das aves exige quase tanta paciência e disponibilidade de tempo como a dos pescadores à linha. O "estampido" duplo que se ouve no 2º vídeo foram tentativas frustradas para obrigar as aves a levantarem voo. Teria mais êxito se fosse até ao muro do quintal mas, se o fizesse, as aves levantariam voo antes de lá chegar. Uma outra tentativa traduziu-se em cerca de dez minutos esperando que os pombos ou rolas aparecessem para com o tal "estampido" obrigá-las a zarparem. Foi um flop e decididamente, por muito paciente que por vezes seja, decididamente nunca me entusiasmei na pesca à linha, nem mesmo em Luanda e na Praia do Bispo postado no paredão defronte à casa dos meus pais, na maré cheia.



vídeos em 2016.11.04

Sem comentários: