Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 11 de setembro de 2016

Vila do Conde e a Viela dos Gatos

* Victor Nogueira


Nas minhas recentes deambulações pela Rua de S. Bento já reparara na placa toponímica mas o que a minha vista alcançava era um lugar esconso que não me despertara a curiosidade de para lá dirigir os meus passos e atenção. Mas em novo passeio pela urbe medieval e quinhentista, no Largo do Laranjal, deparo com a referida Viela que se me apresenta mais adiante como um estreito caminho vicinal ladeado de muros de pedra e onde mal cabem duas pessoas lado a lado, acabando por desembocar na Rua de S. Bento, junto ao Museu dos Bilros e a uma casa  fechada de amplas montras envidraçadas com o interior cheia de mercadoria - vestuário e calçado - que presumo tenha aberto falência.

Salvo em graffitti dos gatos nem cheiro. Os que escanzelados figuram neste post são alguns dos que encontrei e fotografei - plácidos - na medieval e manuelina Rua da Costa, entrando e saindo dum prédio abandonado em cuja soleira da escaqueirada porta alguém colocara tigelas, uma com água, outra com comida.














obras de renovação dum prédio cuja fachada se encontra na Rua de S. Bento e na foto seguinte

































2016.09.10

1 comentário:

Victor Nogueira disse...

António Gatos disse em 2106.09.11 - 17:47

Os gatos têm uma viela em Vila do Conde...
Ao contrário de outro tipo de nomes de ruas, nomeadamente aquela associada às artes e ofícios que no passado os seus profissionais estavam concentrados nessas vias, nos tempos modernos apenas se preserva o seu registo histórico.
Atualmente e com base no post do amigo Victor Barroso Nogueira, ainda pode encontrar gatos na Viela dos Gatos...