Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 18 de setembro de 2016

Pôr-do-sol em Argival

* Victor Nogueira


Argival é uma das freguesias onde passa o Aqueduto de Santa Clara, que em Vila do Conde termina. Mas vamos por partes. Porque fui a Argival ?

Bem, a Tareja e a Chicolateira nasceram em Setembro, pelo que resolvi ir até um supermercado chinês (da cadeia Fantastenigma) na Póvoa de Varzim, ao lado do Pingo Doce, outrora Feira Nova. Mas nada encontrei para presentear, ficando-me por alguns utilitários domésticos e bibelots. para mim. No final a simpática chinesa da caixa ofereeu-me um porta.retratos.

Ao sair verifiquei que perante mim o céu estava alaranjado e, rodando 180º, notei que para Oeste era deslumbrante o espectáculo, que à beira-mar seria encantatório. Mas não estive para ir a mata-cavalos até à marginal da Póvoa, pelo que me limitei a registar o que em Argival os meus olhos viam, Nascido e criado à beira-mar, a esta ligo normalmente o pôr do sol, espelhado nas águas do oceano ou de amplo estuário. Mas com imensa beleza existe também nas profundezas das terras do interior.

As prendas ? Essas serão os tradicionais chocolates que vim a adquirir no Modelo  Continente de Vila do Conde.


(no horizonte um troço do Aqueduto de Santa Clara, que tem início na vizinha freguesia de Terroso)















2016.09.17

Sem comentários: