Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

vila do conde ribeirinha

* Victor Nogueira

Rumando á Indaqua na Praça José Régio, descendo a Calçado do Ferreiro e a Rua do Socorro, pelo caminho fotografando uma presumível porta quinhentista (manuelina), desemboco na Rua da Alfândega e as fotos vão desde a nau quinhentista e o edifício da Alfândega (onde outrora estavam os estaleiros navais) até à Praça da República, antigo Campo da Feira. Uma nova ida à zona da Capela do Socorro ficará para outra ocasião.


Capela do Socorro






antigo edifício da Alfândega





nau qinhentista (ao fundo a cúpula da Capela de N. Sra do Socorro)





Largo Dr. Cunha Reis



bicicletas de aluguer para percorrer as ciclovias





Rua do Cais das Lavandeiras





Monumento às rendeiras de bilros, na Rua do Cais das Lavandeiras. Na outra margem, Azurara



Sede do Rio Ave Futebol Clube



Igreja e Convento de Santa Clara

Sem comentários: